top of page

Casa sustentável, vai além desse nome bonito.

Atualizado: 26 de fev. de 2020

Em nosso século muitos são os discursos sobre sustentabilidade em vários setores da sociedade. Desde hortas comunitárias em terrenos baldios até grandes edifícios com painéis solares e cisternas.


Elivelton, um grande amigo de infância comprou uma casa recentemente na planta, escolheu e planejou todos os detalhes da casa. Até que depois de pronta. Já morando nela, percebeu que com alguns detalhes conseguiria aproveitar mais a luz natural da sua casa e com isso economizar com gastos de energia elétrica, que era realmente o seu objetivo.


Ligou em uma madrugada, perguntando.


- Cara, você está dormindo? Quero economizar energia elétrica, eu e meu cachorro não gastamos tanto. Mas quero reduzir ainda mais o valor. Pensei em instalar painéis solares no telhado, mas irá demorar 3 meses o projeto. Pesquisei muitas formas de fazer isso.


- Certo e a qual resultado você chegou?


- Vou utilizar mais da luz do sol dentro de casa. Instalar tijolos de vidro nas paredes externas e usar lanternins nos corredores. Pensei em usar claraboias, mas a manutenção é alta. Quero aplicar o uso de cisterna também. Vou captar a água da chuva para usar no jardim, no quintal e para lavar o carro.


Sustentabilidade atualmente vem ganhando muito espaço nas residências pelo lado econômico. Com a redução de gastos e o toque de beleza que ela trás. Depois dessa conversa o Elivelton colocou todos os projetos em atividade, com auxilio de um arquiteto indicado pela Vitiello e Milanezi Incorporadora. Passou a ter uma casa iluminada sem usar de energia elétrica e seu jardim ganhou mais cores.





18 visualizações0 comentário
bottom of page